Temos 4 visitantes e Nenhum membro online

Os alunos do curso de engenharia química, de todos os semestres, tiveram a oportunidade de conhecer os processos desenvolvidos pelas empresas estatais do município de Candiota/RS Ele-trobras CGTEE – Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica e CRM – Companhia Riogran-dense de Mineração no dia 15 de junho.

No período da manhã os alunos acompanharam a rotina da empresa Eletrobras CGTEE, on-de se puderam observar todas as etapas de produção de energia elétrica através da termoeletrici-dade. O princípio de funcionamento do processo se baseia na geração de energia através da quei-ma de um combustível, onde é gerado calor. No decorrer de todos os estágios do processo, a varia-ção de pressão e temperatura junto aos diferentes equipamentos envolvidos transfere este calor à água, à qual na forma de vapor movimenta as pás de uma turbina ligada a um gerador de eletricidade. Ex-estudantes da FURG e atuais engenheiros da empresa contaram suas experiências e desa-fios como profissionais e estimularam os alunos do curso a seguir na área energética.

À tarde, os discentes conheceram a extração de carvão, a recuperação topográfica, a inte-gração ambiental das áreas realizadas pela CRM, assim como seus laboratórios de análise. Contro-lada pelo Governo do Rio Grande do Sul, a empresa é detentora de 3 bilhões de toneladas de car-vão, o qual é encaminhado majoritariamente à CGTEE para produção de energia elétrica. A produção de energia termoelétrica é uma fonte viável estrategicamente em períodos de pouca chuva, onde a diminuição da produção de energia hidrelétrica necessita ser suprida.